Plano Nacional das Artes
O Plano Nacional das Artes tem como objetivo tornar as artes mais acessíveis aos cidadãos, através da comunidade educativa, promovendo a participação, fruição e criação cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida
No dia 21 de outubro do presente ano, a equipa do Plano Nacional das Artes do Agrupamento de Escolas de Salvaterra esteve presente na sessão de apresentação do segundo ciclo estratégico do referido Plano, no grande auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, com a presença do senhor Ministro da Educação e da senhora Ministra da Cultura, assim como centenas de representantes de Agrupamentos Escolares, Autarquias, organismos e parceiros culturais, entre tantos outros.
O Agrupamento de Escolas de Salvaterra (AESM) aceitou o desafio de se associar ao Plano Nacional das Artes de forma a cumprir o objetivo de preservar, defender e valorizar as diferentes manifestações artísticas e culturais. O AESM quer que a cultura seja para todos e com cada um e que a escola seja um polo cultural que, com as suas diferentes disciplinas, ajuda a formar comunidades de aprendizagem inclusiva, pensante, crítica e criativa.
O evento foi esclarecedor. Somos a "grande aldeia" que forma culturalmente os nossos alunos e lhes dá as ferramentas necessárias para serem os homens e mulheres do futuro.