Projeto Erasmus- “Sustainability starts at school”.
Um grupo de cinco professoras da Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos, que lecionam as disciplinas de Biologia e Geologia, Matemática e Português, deslocaram-se à Grécia, na semana de 5 a 11 de fevereiro de 2023, no âmbito do Projeto Erasmus.
A sua participação formativa relacionava-se com a vertente “ICT for Educators: Empower your Skills”, facultado pelo DOREA Educational Institute. Ao grupo português, juntaram-se, em Atenas, dois grupos de professoras, oriundas de partes diferentes da Roménia, e um grupo espanhol, proveniente das Canárias. Durante a semana, as docentes partilharam experiências educativas, realidades dos seus estabelecimentos de ensino, e contactaram com formas de aprendizagem e organização das disciplinas, próprias de cada país. Pelo facto do grupo, na sua totalidade, integrar docentes de áreas curriculares afins, revelou-se, assumidamente, uma mais-valia, porquanto todos foram elucidados sobre potencialidades dos vários percursos académicos envolvidos e das disciplinas ministradas. O curso, ministrado em inglês, foi dinamizado por uma formadora grega, que abordou e exemplificou diversas ferramentas digitais, plataformas e aplicações eletrónicas, direcionadas para o ensino, demonstrando a importância crescente do mundo virtual, o monopólio que assume no quotidiano das comunidades educativas, mas também o papel determinante em período de pandemia, não descurando as questões universais de segurança que lhe estão associadas. Foi, particularmente, interessante a realização dos desafios lançados, a fim de promover a concertação de saberes na construção de materiais digitais, destinados ao trabalho colaborativo nas escolas, com professores e alunos.
Os formandos tiveram a grata oportunidade de visitar uma escola secundária, a “2nd Technical High School in Ilion”, e uma Universidade, “University of West Attica”, onde se confrontaram com espaços, organizações, métodos e audições do trabalho realizado naqueles estabelecimentos, o que se revelou uma enriquecedora experiência. A organização do curso viabilizou, ainda, a visita a alguns locais de interesse cultural, que atestam o papel proeminente da cultura helénica para o mundo.
Em suma, foi uma semana de aprendizagens múltiplas e de conhecimentos de índole variada, para serem replicados no nosso Agrupamento e, sempre que se revelarem boas práticas, nele poderem ser aplicados.