3.º Ciclo

O Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário, os princípios orientadores da sua conceção, operacionalização e avaliação das aprendizagens, de modo a garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e desenvolvam as capacidades e atitudes que contribuem para alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória

O ENSINO BÁSICO visa assegurar uma formação geral comum a todos os alunos, proporcionando a aquisição dos conhecimentos basilares que permitam o prosseguimento de estudos.


Número de Alunos Inscritos


Matriz Curricular

Carga Horária Semanal (a)

Componentes de Currículo

           7.º ano

8.º ano

9.º ano

Áreas disciplinares / Disciplinas:

Minutos

Tempos Semanais 50`

Minutos

Tempos Semanais 50`

Minutos

Tempos Semanais 50`

Português

200

4

200

4

200

4+1[1]

Línguas Estrangeiras

                                                           Inglês (b)

250

5

250

5

250

5

125

2+0,5

100

2

150

3

Línguas Estrangeira II - [Francês/Espanhol] (b)

125

2+0,5

150

3

100

2

Ciências Sociais e Humanas

275

5,5

225

4,5

225

4,5

História (c)

125

2+0,5

100

2

100

2

Geografia (c)

125

2+0,5

100

2

100

2

Cidadania e Desenvolvimento (e)

25

0,5

25

0,5

25

0,5

Matemática 

200

4+11

200

4

200

4+11

Ciências Físico-Naturais

250

5

300

6

300

6

Ciências Naturais (c)

125

2+0,5

150

3

150

3

Físico-Química (c)

125

2+0,5

150

3

150

3

Educação Artística e Tecnológica

175

3

175

3

175

3

Educação Visual

100

2

100

2

100

2

Complemento à Educação Artística

-Teatro (7º) (e)

- Iniciação à Programação e Robótica (8º) (e)

-Artes Plásticas e Digitais (9.º (e))

25

0,5

25

0,5

25

0,5

 TIC (7º/8º/9º) f)

50

1

50

1

50

1

Educação Física

150

3

150

3

150

3

TOTAL

        1500

        1500

         1500

 

 

 

Educação Moral e Religiosa (e)

50

1

50

1

50

1



[1] Atribuído 1 hora semanal do CE para “Aula Prática de Reforço e Consolidação de Aprendizagens (APRCA)” - Medida de Promoção do sucesso educativo 
(a)Carga horária semanal organizada em tempos de 50 minutos.
(b) Disciplina com lecionação de mais uma hora quinzenalmente, no 7º ano, resultante do 1/2 tempo previsto na matriz.(c) História e Geografia / Ciências Naturais e Físico-Química (7.º ano) - Disciplinas que funcionam em regime semanal em hora comum do par pedagógico, para o desenvolvimento da articulação curricular. As disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química desdobram num dos tempos semanais
(d) Disciplinas a funcionar semestralmente
(e) Disciplina de oferta obrigatória e de frequência facultativa(e) Disciplinas anuais a funcionar quinzenalmente em articulação com Cidadania e Desenvolvimento
(f) Para a disciplina funcionar com carga horária semanal de 50 minutos, é necessário recorrer ao crédito de escola, para suprir o tempo em falta.