3.º Ciclo
O Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário, os princípios orientadores da sua conceção, operacionalização e avaliação das aprendizagens, de modo a garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e desenvolvam as capacidades e atitudes que contribuem para alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória
O ENSINO BÁSICO visa assegurar uma formação geral comum a todos os alunos, proporcionando a aquisição dos conhecimentos basilares que permitam o prosseguimento de estudos.
Número de Alunos Inscritos
Matriz Curricular
Componentes de Currículo |
7.º ano |
8.º ano |
9.º ano |
|||
Áreas disciplinares / Disciplinas: |
Minutos |
Tempos Semanais 50` |
Minutos |
Tempos Semanais 50` |
Minutos |
Tempos Semanais 50` |
Português |
200 |
4 |
200 |
4 |
200 |
4+1[1] |
Línguas Estrangeiras Inglês (b) |
250 |
5 |
250 |
5 |
250 |
5 |
125 |
2+0,5 |
100 |
2 |
150 |
3 |
|
Línguas Estrangeira II - [Francês/Espanhol] (b) |
125 |
2+0,5 |
150 |
3 |
100 |
2 |
Ciências Sociais e Humanas |
275 |
5,5 |
225 |
4,5 |
225 |
4,5 |
História (c) |
125 |
2+0,5 |
100 |
2 |
100 |
2 |
Geografia (c) |
125 |
2+0,5 |
100 |
2 |
100 |
2 |
Cidadania e Desenvolvimento (e) |
25 |
0,5 |
25 |
0,5 |
25 |
0,5 |
Matemática |
200 |
4+11 |
200 |
4 |
200 |
4+11 |
Ciências Físico-Naturais |
250 |
5 |
300 |
6 |
300 |
6 |
Ciências Naturais (c) |
125 |
2+0,5 |
150 |
3 |
150 |
3 |
Físico-Química (c) |
125 |
2+0,5 |
150 |
3 |
150 |
3 |
Educação Artística e Tecnológica |
175 |
3 |
175 |
3 |
175 |
3 |
Educação Visual |
100 |
2 |
100 |
2 |
100 |
2 |
Complemento à Educação Artística -Teatro (7º) (e) - Iniciação à Programação e Robótica (8º) (e) -Artes Plásticas e Digitais (9.º (e)) |
25 |
0,5 |
25 |
0,5 |
25 |
0,5 |
TIC (7º/8º/9º) f) |
50 |
1 |
50 |
1 |
50 |
1 |
Educação Física |
150 |
3 |
150 |
3 |
150 |
3 |
TOTAL |
1500 |
1500 |
1500 |
|
|
|
Educação Moral e Religiosa (e) |
50 |
1 |
50 |
1 |
50 |
1 |