Prémio Pedro Matos – alunas premiadas

Prémio Pedro Matos – alunas premiadas

A 15ª edição do Prémio Pedro Matos, promovido pelo Instituto Politécnico de Leiria, desafiou alunos e professores a desdramatizar ensino e aprendizagem da Matemática.

As alunas Caetana Fernandes (9.ºE), Gabriela Anica (9.ºE), Maria Teresa Teixeira(9.ºE) e Helena Andrade (12.ºA), acompanhados pelos professores Maria João Barroso e Luís Semeano, estiveram presentes, no dia 14 de julho de 2023, na Entrega dos Prémios Pedro Matos que se realizou na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do  Instituto Politécnico de Leiria.

A aluna Helena Andrade  foi premidado com o 1.º prémio (na categoria ensino secundário), relativo à sua participação no Prémio Pedro Matos 2023, cujo tema foi “Matemática: Tragédia ou Comédia. A aluna concorreu com o trabalho “ Matemática: a ciência do engano”, o trabalho pode ser consultado no link : Matemática- a ciência do engano.pdf e poster.

As alunos Caetana Fernandes (9.ºE), Gabriela Anica (9.ºE), Maria Teresa Teixeira(9.ºE) receberam o 3.º prémio (na categoria 3.º ciclo), com o trabalho “Matemática: a peça que não pode faltar no puzzle”, o trabalho apresentado a concurso pode ser consultado no link: Matemática a peça que não pode faltar no puzzle 1.pdf

Os trabalhos elaborados pelas alunas estiveram expostos no evento “Mat-Oeste”,  onde decorreu a entrega dos prémios da 15.ª edição do Prémio Pedro Matos.

Alunas e professores foram convidados a apresentar trabalhos que abordassem temas como as razões pelas quais a Matemática é geralmente considerada complicada/desafiante ou desesperante; abordagens inovadoras do ensino da Matemática; humor no ensino da Matemática e recomendações de boas práticas para prevenir tragédias futuras devidas à má utilização da Matemática, entre outros.

Trata-se de um prémio na área da matemática, promovido pelo Instituto Politécnico de Leiria, e tem como objetivo fomentar a criatividade e o interesse pela matemática e suas aplicações, bem como despontar novos jovens talentos.

Parabéns às alunas e aos professores que as acompanharam!