PADDE
Plano de ação de desenvolvimento digital da escola
PLANO DE AÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DIGITAL DA ESCOLA (PADDE)
O Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) é um instrumento estratégico que reúne informações sobre os meios tecnológicos existentes, o grau de competências digitais da comunidade educativa e identifica uma visão e ações estratégicas, orientadas para uma melhor gestão e aproveitamento dos recursos tecnológicos, a aposta em novos recursos e projetos orientados para a transição digital, e também atividades de capacitação para discentes, trabalhadores e encarregados de educação. Trata-se de um documento aberto, em atualização quando necessário.
O PADDE tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu e o DigCompOrg. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.
A elaboração deste Plano deve ter em conta diversas etapas, desde:
I. recolha de evidências: a partir da informação recolhida por processos de diagnóstico;
II. análise dos dados: interpretação e reflexão sobre os resultados alcançados;
III. elaboração: definição do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital;
IV. implementação: período temporal em que o plano é desenvolvido na prática;
V. monitorização das ações e avaliação: aferição e adequação dos níveis de implementação e consecução dos objetivos definidos no plano.
Neste espaço, além de divulgar o PADDE, serão divulgadas atividades e relatórios de monitorização da implementação do plano. Para mais informações, clique em: https://digital.dge.mec.pt/
Equipa PADDE do AESM – 23/24
- Mónica Nóbrega
- José Nunes
- Sónia Serras
- Maria Castela Lopes