
AE Salvaterra cruza saberes e culturas na Hungria com Erasmus+.
Entre os dias 6 e 13 de abril de 2025, quatro docentes da Escola Secundária de Salvaterra de Magos participaram numa mobilidade à Hungria, integrada no projeto Erasmus+ KA122 VET – Mobilidade.
Esta iniciativa teve como principal objetivo a observação de práticas pedagógicas e o aprofundamento de novas abordagens no ensino profissional.
Durante seis dias, os professores envolvidos tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do sistema educativo húngaro, assistir a aulas, partilhar experiências com colegas locais e refletir sobre os desafios e perspetivas do ensino profissional na Europa. A aprendizagem estendeu-se para além das salas de aula, envolvendo também o contacto com a cultura, o desporto e as tradições daquele país.
A mobilidade incluiu visitas a várias cidades e instituições, nomeadamente em Mezőkövesd, Budapeste, Eger e Miskolc. Os participantes exploraram patrimónios históricos, museus, centros desportivos, tradições pascais e locais emblemáticos como os banhos termais de Miskolctapolca, enriquecendo a experiência cultural e profissional.
Esta experiência permitiu fortalecer laços de cooperação internacional e reforçar o compromisso com uma educação mais aberta, inclusiva e inovadora. A troca de ideias com profissionais húngaros e a imersão na rica herança cultural do país — expressa, por exemplo, no bordado Matyó e nas danças tradicionais da Páscoa — foram momentos de grande valor para o crescimento pessoal e profissional dos docentes envolvidos.
O Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos agradece à escola parceira Miskolci SZC Mezőkövesdi Szent László pela calorosa receção, bem como ao programa Erasmus+ pela oportunidade proporcionada. A experiência vivida sublinha o poder transformador da mobilidade europeia, dentro e fora da sala de aula.
Com a bagagem repleta de novas aprendizagens e laços internacionais, os professores regressaram a Salvaterra de Magos motivados para partilhar e aplicar os conhecimentos adquiridos, certos de que a construção de uma Europa mais coesa e solidária se faz também através da educação e da colaboração entre escolas e comunidades.